Detox: vamos desmistificar?!

03:00:00


Hoje vamos desmistificar os sumos detox, mais que sumos para desintoxicar, os sumos detox dão-nos muito mais nutrientes e vitaminas do que aquilo que pensamos. 

Por outro lado, diariamente, podemos seguir uma alimentação que seja rica em alimentos desintoxicantes. Sendo que, em traços gerais uma dieta detox engloba o aumento do consumo de alimentos frescos e antioxidantes, a abolição dos açucares, gorduras, sal, e os chamados alimentos mascarados, aumento do consumo de fibras e a ingestão de água(2/3l) ao longo do dia. 

Da minha experiência este é o ponto de equilíbrio e controlo no meu organismo, gosto de me cuidar por fora e por dentro, nada como purificar e desintoxicar o corpo de tantas toxinas a que nos sujeitamos diariamente. Os sumos detox são uma excelente ideia para o dia a seguir aos abusos e festas às quais não conseguimos fugir.

E com a ajuda da Denise a minha nutricionista do blog Nutrimais, vamos explorar mais esta temática dos sumos detox. Este tipo de detox requer certos cuidados, não podem ser consumidos nem realizados de qualquer forma pois consumidos de forma desregrada podem ser prejudiciais à saúde.      

Sumos Detox

O que é:

Fazer um Programa Detox é limpar o organismo através de uma alimentação saudável e equilibrada que ajuda a eliminar as toxinas. Estas toxinas podem entrar no nosso organismo através do ar, alimentos, água ou pele. Com o detox ajudamos a trabalhar melhor os nossos órgãos. 6 sumos 100% naturais, cheios de vitaminas e nutrientes, que fornecem tudo o que necessita para um dia completo de alimentação saudável, leve e equilibrada.

Benefícios:


· Ajuda na perda de peso
· Irá sentir-se melhor, em todos os aspetos: a pele, o humor, o brilho do cabelo…
· Melhora o seu sistema imunitário 
· Auxilia no funcionamento intestinal;
· Diminui o cansaço;
· Ajuda na enxaqueca;
· Melhora o sono;
· Melhora o humor:
· Auxilia na digestão;
. É diurético.
Como fazer:


Para fazer um plano detox deves consumir sumos 100% naturais, cheios de vitaminas e nutrientes, que fornecem tudo o que necessitas para um dia completo de alimentação saudável, leve e equilibrada. 
As combinações vão depender do objetivo mas geralmente os frutos que mais aconselháveis nas receitas são maçã, citrinos, abacaxi, kiwi e frutos vermelhos. Dos legumes destaca-se os brócolos, pepino e dos vegetais verdes escuros os espinafres, couve, rúcula. As possibilidades são variadas tendo sempre em conta que o que se pretende obter como objetivo, por exemplo, prevenir envelhecimento celular (efeito anti aging), prevenir o aparecimento de determinadas doenças e reforçar sistema imunitário, aumentar a energia antes do treino, entre outros.

Para sumos personalizados e adaptados a cada indivíduo contacta um nutricionista.


Quando fazer:


1. Quando o teu corpo pedir (quando te sentires cansado, com a saúde em baixo, etc…)
2. Antes de um evento ou das férias, para estar melhor que nunca.
3. Depois de alguns excessos (Natal, casamentos, etc.), para depurar o organismo.
4. Para ter uma saúde ótima, com os sumos podes ter uma alimentação funcional num só copo.
5. Antes de iniciar um programa de perda de peso

Cuidados:


Pessoas com diabetes e pessoas com indicação médica para a toma de anticoagulantes deverão ter maior cuidado. Nestes casos, apesar de não ser proibitivo a ideia de sumos, mas é importante que sejam desenhados à medida reduzindo os elementos que podem ter consequências diretas sobre as patologias em causa, como o excesso de fruta ou verdes escuros. Por exemplo sementes de goji ou frutos e vegetais com muita vitamina K (por exemplo brócolos ou nabiças) podem interferir com medicação usada por estes doentes como é o caso do varfine (anticoagulante), daí ser aconselhável que os sumos sejam tomados de forma acompanhada. 

Os sumos devem ser bem estruturados, e tomados sempre de uma forma acompanhada e por curtos períodos.

Experimenta um Programa Detox com a Nutrimais
Contacta a Denise por e-mail para mais informações
nutrimais.denise@gmail.com


With sun kisses, 
Elisabeth Mota


*pics from pinterest

You Might Also Like

3 comentários

  1. Bebo batidos todos os dias de manhã já nei sei há quantos anos, mas não faço planos detox...misturo fruta, leite, água, sementes, pós mágicos... vou variando! Adoro!
    Beijinho querida

    Blog Denise de Assis
    GIVEAWAY aqui

    ResponderEliminar

Like us on Facebook

LANGUAGES