- 10 erros que cometemos a fazer exercício -

23:30:00

O tema Fitness é algo recorrente aqui pelo blog, fazer exercício, assim como manter uma rotina de vida ativa é algo que não descuido, já sabem disso. Não só por aparência, mas principalmente, atividade física por mais saúde e longevidade! Contudo, ao longo do tempo vamos aprendendo a tornar os nossos treinos mais eficazes, pois existem erros que facilmente cometemos e que estragam tudo o que pretendemos com os exercícios que fazemos. Por essa razão decidi reunir aqui algumas dicas importantes para que possamos tirar partido do treino e conquistar resultados eficazes, identificando os 10 erros mais comuns que cometemos a fazer exercício no ginásio.

1. Ter uma rotina excessiva de exercícios cardiovasculares
Correr na passadeira, aulas de spinning ou fazer algo divertido como a zumba são bons exercícios aeróbicos para queimar gorduras e afinar a silhueta. Mas fazê-los sem alterar a rotina é um erro, pois a repetição pode causar lesões devido ao stress muscular. Para além disso, o corpo habitua-se aos exercícios e deixamos de ver resultados. O ideal é intercalar os exercícios cardiovasculares com movimentos de alto impacto, bem como com exercícios mais leves.

2. Não fazer musculação
Têm medo de ficar com um corpo demasiado masculino com exercícios que envolvam levantamento de pesos? Isso é um mito que já ouvi diversas vezes. A verdade é que as mulheres podem demorar mais tempo a aumentar a massa muscular e se estes exercícios forem feitos corretamente permitem-nos tonificar o corpo de uma forma eficaz, para além de nos ajudar a queimar mais calorias, pois acelera-nos o metabolismo. Por isso, é sempre bom intercalar as nossas aulas de step e zumba (etc.) com doses leves de musculação em aparelhos, com repetições e pouca carga.

3. Evitar os alongamentos
Quando terminamos um treino e não fazemos alongamentos corremos o risco de nos magoarmos por mudanças bruscas de temperatura corporal e pausa total de movimento. Para além disso, no dia seguinte vamos sentir mais dores musculares. 

4. Ter má postura e não aprender a executar os movimentos
Isto pode levar a anular os resultados do treino, bem como originar vários tipos de problemas, desde lesões musculares a dores nas costas. Por isso é importante seguir as indicações dos professores/instrutores e personal trainers

5. Fazer demasiado exercício para a nossa condição física
Treinar intensamente e com muita frequência, seguindo exercícios que não estão de acordo com a nossa condição física ou não tendo o cuidado de ir aumentando progressivamente a intensidade pode causar lesões, exaustão, insónias, depressão e até problemas mais sérios, como um enfarte. Por isso, nada de loucuras!!

6. Respirar mal
Quando respiramos mal durante o exercício físico diminuímos o rendimento e aumentamos as dores abdominais, sobretudo no caso de exercícios que exigem técnicas de respiração específica, como a natação, o ioga, a corrida e pilates, entre outros. Para mim a respiração é essencial durante todos os exercícios, pois permite-nos aguentar melhor os treinos e os exercícios a que nos propomos.

7. Não comer e beber antes de ir para o treino
Fazer exercício sem beber água ou com o estômago vazio é o pior que podemos fazer, não pensei que a solução para emagrecer ou mesmo para manter é não comer. Para nos exercitamos precisamos de energia, cuja principal fonte é a alimentação. Por isso, uma ou duas horas antes devemos consumir moderadamente hidratos de carbono complexos de baixo índice glicémico para nos dar energia e prevenir quebras de açúcar no sangue. É o caso de alimentos como a aveia, o pão de centeio, cereais, batata-doce, arroz, milho ou massa integral, entre outros. Antes do treino, também é aconselhável beber água e ingerir proteínas em quantidades comedidas, tais como atum, frango, peru, ovo, queijo fresco magro, etc. 

8. Comer gorduras, doces e fibras antes do treino
Se sabemos que é essencial comer antes de fazer exercício, também é verdade que não devemos comer qualquer “porcaria”. As gorduras e fibras são de digestão rápida e podem causar mau estar, bem como os hidratos de carbono simples, como o pão branco, bolachas doces e outros alimentos açucarados, que são digeridos rapidamente e aumentam a taxa de glicose. Todos estes alimentos provocam picos de energia seguidos de quebras, que podem causar tonturas enquanto fazemos exercício.

9. Comer demasiado depois do treino
Acham que já treinaram e por isso podem comer à vontade porque não vão engordar? Estão enganadas! Comer demais não vai permitir diminuir as células de gordura, por isso quem quer ter uma silhueta impecável não tem direito a devorar um pacote inteiro de bolachas, nem aquela pizza apetitosa de nachos e queijo derretido quando termina o exercício ou comer uma sobremesa ao jantar, mesmo que tenha tido um treino intenso. Uma refeição equilibrada é o essencial!

10. Não comer depois do treino
Pois, não comer depois do exercício físico também não é solução. O ideal é o equilíbrio. Por isso, depois do treino deve-se apostar numa refeição rica em proteínas para ajudar a recuperar do esforço muscular, hidratos de carbono e fibras para repor as energias. Exemplo: pão integral com uma proteína magra, como frango, peixe ou queijo magro; iogurte com granola; etc.

Pics from Pinterest
Collaboration post with Zaask

With sun kisses,
Elisabeth Mota

You Might Also Like

7 comentários

  1. Excelente publicação! Devido a alguns deste erros ando a "pagar" e estou parada há tempos!
    Muito importante este alerta! bjs
    http://cocojeans.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Eu comia demais depois do treino, ainda como as vezes kkkkkkkk.

    http://alinesecretplace.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro fazer exercício e actualmente costumo correr imenso ao ar livre, mas há uns anos atrás ia ao ginásio e fazer imenso destes erros aha Agora confesso que o que me continua a dar mais seca é fazer os alongamentos! Erro péssimo como toda a gente sabe. Gostei do teu post!:)
    Beijinhos*

    Segui-te<3 faz uma visita ao meu blog e espero que gostes:
    http://nuancesbyritadias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Eu devia mesmo de começar a pensar em fazer exercicio, mas tenho pavooor a suar. Detesto! Não sei porquê mas detesto!!
    Beijinhos

    Blog Denise de Assis
    Facebook Page

    ResponderEliminar
  5. So interesting post dear!
    HAPPY WEEKEND
    xoxo
    http://stylishpatterns.blogspot.com.es/

    ResponderEliminar
  6. Adorei a tua publicação! Sem dúvida pontos muito importantes a seguir.
    beijinhos
    thefancycats.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. great post
    would you like to follow each other?
    I'll follow back after it

    www.miharujulie.com

    ResponderEliminar

Like us on Facebook

LANGUAGES