- Pelo bikini ou pela saúde? -

11:20:00

A importância do controlo do peso o ano inteiro!


Pois é, chegamos a esta altura do ano e colocamos as mãos à cabeça, ou melhor, à gordura! Enquanto que no inverno, o corpo anda mais tapado, não nos apercebemos, mas quando chega este calorzinho e queremos vestir, tops, saias e bikinis, aí é que está o problema, procuram-se as curas milagrosas, mas elas não  são o caminho certo.

Comecem hoje por mudar os vossos hábitos, não pelo bikini, mas sim por vocês! Adotar um estilo de vida saudável é uma forma de vida!

O equilíbrio na nossa vida é muito importante, vida ativa, corpo ativo, mente liberta e boas escolhas alimentares. A escolha por este caminho parte de ti e da tua vontade, não por precisares vestir um bikini, mas sim por mais saúde e longevidade.


Atividade física diária e regular

Nem toda a gente pode frequentar um ginásio ou ter um personal trainer, mas não é por isso que a atividade física deve ser descurada, pois existem várias formas de realizar exercícios sem custos. A combinação de exercícios aeróbicos com exercícios de tonificação muscular, são a melhor forma para manter o corpo ativo e firme. Isto é importante, não só para manter a boa forma física, mas também para reduzir o aparecimento de doenças cardiovasculares assim como aumentar a preservação da densidade óssea.

Saltar à corda, caminhar rápido, corrida, bicicleta, natação, são exercícios aeróbicos de fácil acesso à maioria das pessoas. Outros exercícios, que podem ser feitos em casa, estes já não necessitam ser diários, mas pelo menos 3/4 vezes por semana, são os anaeróbicos ou de tonificação. De conhecimento da maioria, temos os agachamentos, elevações de pernas, flexões e abdominais, facilmente conseguem fazer em casa, divididos em séries, basta quererem. 

Se tens possibilidade de frequentar um ginásio, as aulas de pump são fantásticas para este efeito, combinam resistência com tonificação, eu adoro. Para as recém mamãs, é aconselhável por obstetras o pilates, 15 dias após o parto, age na tonificação do abdómen e na recuperação muscular pélvica, a mulher recupera mais facilmente a sua condição física e muscular.

Alimentação saudável 

Aliado ao exercício temos a alimentação, que deve ser equilibrada e tudo depende das escolhas e quantidades. As proteínas e os hidratos de carbono integrais são boas escolhas, mantém níveis de açúcar estáveis, dando energia e a concentração que necessitamos para o dia a dia, assim como fibras, extremamente úteis para o funcionamento intestinal. Em contrapartida, devemos evitar o consumo de hidratos de carbono refinados, os que transportam mais calorias, que nos levam a ficar mais ansiosas e a repentinas alterações de humor. Na mesma sequência, é também importante manter o equilíbrio hormonal, tão importante na mulher, e para isso temos os fitoestrogénios, que se encontram presentes no tofu e na soja, que devem ser consumidos para o respetivo beneficio e para evitar aqueles ataques de frigorífico. Incluir fruta e vegetais nas nossas refeições, complementam a alimentação, enriquecendo-a com mais vitaminas e minerais, reforçando e fortalecendo o nosso sistema imunitário, assim como a nossa aparência. A água é de consumo obrigatório, a hidratação corporal é não só importante por fora, mas também por dentro, ajuda na eliminação de toxinas e na regeneração celular.

Mente liberta

Realizar atividades que gostamos, como ler, ouvir música, passear, ir à praia, dançar, fortalecer laços com as pessoas que amamos, são extremamente importantes, para redução do stress e rotina diários. Todos já levamos por norma, um stress enorme diário, com horários, com prazos a cumprir, com o trabalho que por vezes é sobrecarregado e com outras responsabilidade familiares. O tempo livre que temos, que por vezes poderá ser pouco, deve ser bem aproveitado, para fazer algo de útil para o nosso interior e para a nossa satisfação pessoal. É saudável, por momentos, termos a mente liberta das chatas obrigações e preocupações diárias, e sim nos dedicarmos a nós mesmos. Tudo isto nos leva a prevenir inúmeras doenças, que cada vez aparecem mais cedo, devido à conjuntura diária das pessoas, doenças como Demências e Alzheimer.



"mens sana in corpo sano"

Façam ainda hoje a vossa escolha e escolham ser saudáveis! E o bikini ficará um must, seja no verão seja no inverno!!!


Enjoy and take my tips!
With healthy kisses,
Elisabeth Mota


Inspiração 
revista saúde e bem estar

You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

LANGUAGES