- A Segurança dos Alimentos em 5 chaves -

06:59:00

Tens a certeza da segurança dos alimentos que comes?



Hoje em dia, é muito difícil ter a certeza, da total segurança dos alimentos que ingerimos, ninguém pode dizer que ingere alimentos totalmente "caseiros" ou biológicos. A manipulação do crescimento dos produtos agrícolas, as rações dadas aos animais, as novas doenças dos animais, entre outros fatores, cada vez mais nos levam a ter menos saúde. 

Hoje dia 7 de Abril comemora-se o DIA MUNDIAL DA SAÚDE e o tema central é mesmo este, a segurança dos alimentos, a OMS sente a necessidade de alertar a população dos graves problemas existentes em toda a produção e preparação dos alimentos, desde o campo até ao prato.


Estas são as novas ameaças à Segurança Alimentar:
  • Alterações na produção de alimentos, distribuição e consumo;
  • Alterações no ambiente;
  • Novas doenças e resistências a antibióticos (nos animais);
  •  Aumentos de distribuição em viagens e do comércio, que aumentam a probabilidade da contaminação internacional.

Alimentos não seguros estão ligados à morte de cerca de 2 milhões de pessoas por ano – incluindo muitas crianças. Os alimentos que contêm bactérias nocivas, vírus, parasitas ou substâncias químicas são responsáveis por mais de 200 doenças, que vão desde diarreia ao cancro. 


Com o abastecimento dos alimentos cada vez mais globalizado, a necessidade de reforçar os sistemas de segurança dos alimentos em todos os países torna-se cada vez mais evidente.

A OMS ajuda países a prevenir, detetar e responder a surtos de doenças transmitidas por alimentos – em consonância com o Codex Alimentarius, uma coleção internacional de normas, diretrizes e códigos de prática que abrange os principais alimentos e processos. Juntamente com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), a OMS alerta países sobre emergências de segurança alimentar através de uma rede de informação internacional.


As 5 chaves essenciais para teres maior Segurança nos Alimentos que ingeres:

  • Chave 1: Manter os alimentos limpos.
  • Chave 2: Separar alimentos crus de cozidos.
  • Chave 3: Cozinhar bem os alimentos.
  • Chave 4: Manter os alimentos a temperaturas seguras.
  • Chave 5: Usar água potável e matérias-primas de qualidade.



*Fonte: OMS (Organização Mundial da Saúde)

"From farm to plate, make food safe"
With sun kisses,
Elisabeth Mota


You Might Also Like

0 comentários

Like us on Facebook

LANGUAGES